quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Mulher na Política- Discussão de Políticas Públicas


A exclusão das mulheres das instâncias formais da política é um freio ao desenvolvimento sócio-econômico dos países.” A afirmação Prof. Dr. José Eustáquio Diniz Alves, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE, é resultado de um estudo que mostra a relação da baixa participação da mulher na política com o grau de pobreza de um país. Quanto mais a mulher estiver distante do Poder, maior é a desigualdade social. Quanto maior for a equidade de gênero nas esferas do poder, melhoram as condições de bem estar social da população e redução da pobreza.
Este encontro que marca o início do projeto “Mulheres Verdes no Poder” e é com base nesta reflexão que me dirijo a você, mulher do Partido Verde, para que juntas possamos assumir o compromisso de ampliar nossos espaços, ocupar posições de comando na política e, com isso, fazer a diferença na luta pela diminuição da desigualdade social em nosso país
.Buscamos uma ação de parceria com todos os segmentos da sociedade, em que homens e mulheres ocupem os espaços do poder em igualdade de condições e oportunidades. Mas para que isto se viabilize, é imprescindível ampliarmos a representação política das mulheres, não só nos parlamentos ou nos cargos executivos, mas sobretudo nas instâncias partidárias, pois é desta forma que pavimentaremos nosso caminho de transformação.Temos um grande desafio pela frente: ampliar o número de mulheres do Partido Verde nas Assembléias Legislativas, no Congresso, nas prefeituras, nas câmaras municipais, nas secretarias e coordenadorias regionais. Para isso, você é parte integrante deste novo momento do Partido Verde.Todas nós sabemos que o jogo político é desigual e que cada espaço conquistado pelas mulheres é fruto de um trabalho abnegado, de empenho e resistência. Dificilmente podemos nos dedicar exclusivamente à política, pois em geral temos múltiplas tarefas a cumprir (trabalho, estudo, casa, família). Embora isto represente uma cobrança por vezes injusta com as mulheres, por outro lado nos capacita para uma atuação cada vez mais ampla e versátil, o que é um fator extremamente positivo no jogo político. Portanto, temos que trabalhar com afinco para diminuir as desigualdades em todos os níveis, atuando ao lado dos homens na construção de um Partido Verde mais forte, com uma inserção maior da mulher no poder. Desta forma, certamente iremos contribuir com um novo paradigma na sociedade, com total respeito às diferenças, mas com igualdade de oportunidades na luta por um Brasil melhor, mais democrático, mais ético e mais justo.A política brasileira precisa disso.Texto de autoria de: Regina Gonçalves é Secretária Nacional da Mulher e Deputada Estadual.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Novos representantes do COMDIM tomam posse





Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONDIM) tomaram posse na noite dessa sexta-feira, 12, no Auditório Sady Fontoura Schiwitz.
A ocasião também contou com a assinatura do Decreto 668 de 12 de agosto que institui a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Canoas.

A Presidente do COMDIM, Ana Flores salientou que 43% das mulheres no Brasil sofrem com a violência doméstica e acredita que no conselho, as novas representantes vão continuar a lutar pelas políticas que garantem a justiça das mulheres.

O Prefeito Jairo Jorge lembrou que as mulheres estão cada vez mais ocupando seu espaço e que elas são a maioria no Brasil e também em Canoas e citou a Presidente Dilma Roussef como referência. “Elas estão mostrando que é possível fazer política, honrando cada vez mais seu espaço. Ela venceu preconceitos, obstáculos e hoje é referência de igualdade, oportunidade, e a geração de renda que vai conduzir o destino da nação”, reforçou. Ressaltou que é com políticas públicas que se deve construir uma nova realidade. Encerrou a palavra desejando um bom trabalho aos novos Conselheiros.

A mesa foi composta pelo Prefeito Jairo Jorge, a vice-prefeita Beth Colombo, a Secretária do Desenvolvimento Social, Márcia Falcão, a Coordenadora das Políticas para as Mulheres, Maria Aparecida Flores, a Delegada da Delegacia da Mulher, Kátia Rheinheimer e a Presidente do COMDIM, Ana Flores Mossate.

O evento foi promovido pela Prefeitura através da Secretaria do Desenvolvimento Social e da Coordenadoria das Políticas para as Mulheres. Também estavam presente o subprefeito Francisco da Mensagem, o Presidente do CONDICA, Luiz Augusto Farofa, o Secretário do Esporte e Lazer, Antônio de Domênico, a Secretária Adjunta da Educação, Marta Rufato e o Gerente de operações da TRENSURB, Rubens Pazin.

A NOVA DIRETORIA:
1. TITULAR: MARIA APARECIDA FLORES DE LIMA,
2. SUPLENTE: SONIA MARIA LOPES DA SILVA.
B) SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:
1. TITULAR: LUISA ADRIANA GONÇALVES RANGEL.
2. SUPLENTE: PATRICIA ANDREA PINTO RODRIGUES.
C) SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL:
1. TITULAR: HILDEGARD M. TIETZ GODINHO.
2. SUPLENTE: FATIMA CLARICE NUNES DE OLIVEIRA.
D) SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO:
1. TITULAR: MARIA CLAUDETE DOS S. ALMEIDA.
2. SUPLENTE: VIVIANE MACIEL SCHAFF.
E) SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO:
1. TITULAR: ANGELITA MARCIA LUSANA MICHELON.
2. SUPLENTE: ROSEMARI BECHER DUTRA.
F) SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER:
1. TITULAR: VALDERES TERESINHA DA SILVA.
2. SUPLENTE: EDNEA HAHN MOTTA.
G) SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE:
1. TITULAR: VIVIAN RADKE ALLIATTI;
2. SUPLENTE: CINTIA STRIM.
II – REPRESENTANTES DO FÓRUM MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS MULHERES:
A) ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DO MULTIPLICAR:

1. TITULAR: MARDELI DE QUADROS ROSA
2. SUPLENTE: MARIA CRISTHIANA LEITE FERNANDES.
B) ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE CANOAS (ATAPEC):
1. TITULAR: INGRID BECKER;
2. SUPLENTE: CLARECI DOS SANTOS.
C) CENTRO DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA E CIDADANIA DO GUAJUVIRAS:
1. TITULAR: LEIDI TONIOLO DA SILVA;
2. SUPLENTE: EVA MAMEDIO.
D) IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL – DIOCESE MERIDIONAL:
1. TITULAR: NISABETE OLIVEIRA;
2. SUPLENTE: ZILCA F. FORTES.
E) ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL/SUBSEÇÃO CANOAS (OAB CANOAS):
1. TITULAR: ROBERTA CRISTINE SOUZA TEIXEIRA;
2. SUPLENTE: ANA PAULA MESSERCHMIDT AZEVEDO.
F) PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA:
1. TITULAR: MIRIAM SIRLEI AGAPIA CHEVARRIA;
2. SUPLENTE: NELCI DALLAGNOL DE OLIVEIRA.
G) PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO DE CANOAS:
1. TITULAR: LORENA BEATRIZ MILÃO WINCLER;
2. SUPLENTE: MIRELA SILVA DE MATTOS.
H) PARTIDO PROGRESSISTA:
1. TITULAR: MARIA INES SEPANHACK URBANO;
2. SUPLENTE: DENISE LEMOS LIMA.
I) PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO:
1. TITULAR: ENI FERREIRA DA SILVA;
2. SUPLENTE: JANAINA SARMENTO.
J) PARTIDO DOS TRABALHADORES:
1. TITULAR: TELASSIM F. LEWANDOWSKI;
2. SUPLENTE: VANIR TERESINHA PIOVESAN DOS SANTOS.
K) PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO:
1. TITULAR: JANISSE TEREZINHA ZAMBIASI CITTADIN;
2. SUPLENTE: FERNANDA DANNI PICCININI.
L) COMITÊ DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SEGURANÇA ALIMENTAR DE CANOAS
(CODESSAL):
1. TITULAR: ADRIANA RAMOS;
2. SUPLENTE: REJANE PRATES.
M) THEMIS – ASSESSORIA JURÍDICA E ESTUDOS DE GÊNERO:
1. TITULAR: ANA FLORES MOSSATTE;
2. SUPLENTE: ELIANE MARISA DA SILVA.
N) UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES:
1. TITULAR: LAUCIMAR GONÇALVES;
2. SUPLENTE: HELEN ROSE LUZARDO MONTEIRO.