quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Lara e representantes do PTB Mulher discutem candidaturas femininas



Representantes do movimento PTB Mulher foram recebidas na sede estadual do partido, nesta quarta, 23, pelo presidente estadual da sigla, deputado Luís Augusto Lara, para discutir candidaturas femininas para o pleito de 2010. As mulheres integrantes do movimento na Capital foram recebidas à tarde, e as do estadual, à noite.

Depois de falarem sobre as estratégias e ações que cada diretório vem desenvolvendo, ambos os grupos ouviram do presidente Lara que o foco atual do partido é ampliar a nominata também de mulheres para enfrentar as eleições de 2010. “Estamos há cinco meses indo ao Interior incentivar candidaturas, empenhados nessa tarefa de concorrer com lista ampla para aumentar nossa representatividade na Assembléia e na Câmara Federal, e queremos esse mesmo empenho das mulheres”, disse ele ao referir-se aos 23 encontros de lideranças, cuja série o PTB/RS terminará de realizar no próximo final de semana depois de ter percorrido todas as regionais gaúchas.


De antemão, ficaram convidadas para participar da reunião-almoço com bancada na Assembléia Legislativa, na próxima terça, 29, Tânia Reckziegle e Iara Lopes, respectivamente presidentes do PTB Mulher em nível estadual e municipal, e uma outra representante de cada grupo por elas indicadas. “Chegou a hora de alinhar nosso discurso sobre o planejamento estratégico para as eleições do ano que vem com as mulheres, e fazer com que nossas metas partidárias estejam acima de tudo neste momento”finalizou Lara
Pela Capital, além de Iara Lopes, estiveram presentes Horácia Ribeiro, Cristiane Carpes, Paula Vaz Pinto, Sandra Silveira, e Rafaela Armani. Pelo estadual (foto ao lado), além de Tânia Reckziegle, Maidi Ellwanger, Meri Mendes Tavares, Ana Castelan, Nina Rosa Rodrigues Arruda e Mari de Bortoli. A reunião da noite com o PTBM/RS foi também acompanhada por um dos vice-presidentes estaduais do partido, Claudio Manfroi.

Por: Ana Madeira - Diretório PTB/RS

Mateada no Parque Eduardo Gomes




No ultimo sábado (19) o PTBMulher de canoas reuni-se no Parque Eduardo Gomes para fazer uma roda de Chimarrão e interagir com a comunidade. Um numero expressivo de mulheres compareceram, e manifestaram seus anseios e suas expectativas para o futuro de nossa cidade.
Abraçamos a causa do "Doe R$ 1,00 para o Hospital Nossa Senhora das Graças" uma parceria com a AES-Sul, através de nossa companheira Ilane,  que está  empenhada nesta campanha.  Nos do PTBMulher nos comprometemos a participar do pedágio que se realizará no próximo mês.
Falamos também sobre a campanha do "Não ao Crack",  onde todas manifestaram interesse em participar mais ativamente em nosso município.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Presidente do PTBM RS revive Anita no desfile Farroupilha



As comemorações da Semana Farroupilha 2009, trouxeram consigo uma surpresa para o movimento estadual de mulheres trabalhistas. Em reconhecimento pela atuação além das trincheiras políticas, a líder do segmento, Tânia Reckziegel, ganhou um novo título, o de representante da heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi. O convite, feito pelo Instituto Anita Garibaldi do Rio Grande do Sul, foi firmado às vésperas do desfile de 20 de Setembro. “A heroína da Revolução Farroupilha, representa um ícone para nós mulheres que lutamos para dirimir as diferenças de gênero, assim como Anita, podemos ir para a batalha ao lado de nossos homens e, unidos, conquistarmos vitórias”, destacou Tânia.


Durante a entrega do Troféu RS Mulher realizado no último sábado (19), a trabalhista esteve ao lado das outras Anitas que compõem o Instituto presidido pela historiadora Elma Sant´ana, uma das agraciadas com a distinção. “É com grande prazer que trazemos para perto de nós esta líder que é a Tânia, e que com certeza, representa uma Anita de hoje, que não larga a batalha pelo reconhecimento da mulher gaúcha”, afirmou Elma.


O Instituto Anita Garibaldi foi fundado em 19 de setembro de 2001. Tem como objetivo homenagear a presença da mulher na sociedade, na figura da heroína dos dois mundos, contribuindo para manter viva a tradição garibaldina no estado do Rio Grande do Sul.


No domingo (20), Tânia participou junto aos cavalarianos do Piquete Parceria Gaudéria, do encerramento do Desfile Farroupilha 2009. Ao lado da companheira de Instituto, Neliana Ereno, ambas representaram Anita Garibaldi, trajando roupas criadas de acordo com o uniforme de guerra da heroína que marcou época ao lado do marido, Giuseppe Garibaldi. “Queremos como Anita, atuar lado a lado com os homens de hoje, logrando os êxitos juntos. Sem diferenças e com o mesmo objetivo” finalizou Tânia.

PTB Mulher RS e Canoas fazem doação para APAE




Nossas ações enquanto representantes de um movimento que, embora partidário, deve estar voltado para as questões de cunho social, são sempre pautadas para estarem além da política de voto e de conquista de poder”, afirmou a líder gaúcha do PTBM, após realizar a doação de uma cadeira de rodas para a entidade filantrópica APAE Canoas. A entrega oficializada na última quarta-feira (16) fez parte do calendário alusivo a Semana do Deficiente Físico planejada em Agosto.



Segundo a presidente do PTBM de Canoas, Fernanda Picinini, “a solidariedade é e sempre será uma bandeira do PTB Gaúcho, e, portanto norteia também, as ações do PTB Mulher”. Para Tânia embora o gesto seja simples e pequeno diante das inúmeras necessidades da entidade beneficiada e de tantas outras, é desta forma que se atingem objetivos maiores. “Nós que ocupamos espaços privilegiados dentro da sociedade, não podemos deixar de cumprir com o papel de cidadão, e a solidariedade é sim uma aliada no fazer social”, defendeu ela.

A doação foi direcionada para uma menina de 10 anos, que há uma semana na entidade e portadora de necessidades especiais de locomoção, necessitava da cadeira. “A nossa entidade é filantrópica, portanto sobrevive da ajuda de toda comunidade. Esta criança, embora não consiga se expressar com palavras entende a importância deste gesto. Nós que trabalhamos diariamente com estas crianças sabemos que embora fisicamente sejam limitadas, o seu lado emocional é muito apurado. Agradecemos por ela com palavras, mas os olhos que brilham são os dela”, falou a diretora da APAE Canoas, Lia Isabel Lopes.

O atendimento da APAE Canoas atende portadores de necessidades especiais e seus familiares, que muitas vezes se deparam com problemas decorrentes da pobreza e das dificuldades de acesso a serviços públicos de qualidade. Atualmente são atendidas 214 pessoas na entidade. Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelos telefones (51) 3472-6266 e (51) 3472-6566 ou pelo e-mail apae.voy@terra.com.br.


Por: Andréa Santini/PTBM 18/09/2009

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Convite


Observatório da Mulher




O Observatório da Mulher foi fundado em outubro de 2005, por um grupo de feministas independentes, visando construir novos espaços de atuação. O Observatório da Mulher busca contribuir, resgatar e tornar visíveis as lutas das mulheres no Brasil.

Temos como objetivos principais, promover os direitos das mulheres, a democratizar a comunicação, produzir e veicular  informações sob o ponto de vista das mulheres, promover a educação ambiental e a mudança de hábitos de produção e de consumo além de avaliar as políticas públicas sob a ótica de gênero.

Resumo da reunião realizada no dia 1 de setembro 2009







As mulheres do PTB de Canoas e o Presidente do MJT reuniram-se no dia 1º de setembro e na ocasião fomos convidadas pela Senhora Ilaine Rodrigues para colaborar na Campanha da AES SUL Doe 1 Real para o Hospital Nossa Senhora das Graças. No dia 19/09 vamos realizar uma mateada no Parque Eduardo Gomes ás 15 horas.



Vamos juntamente com o Juventude participar da Campanha Crack Nem Pensar.



Na ocasião elaboramos um manifesto com nossas reivindicações para ser entregue para as nossas lideranças.


O PTBMulher-Canoas fará vários atos políticos nos mais diversos bairros de Canoas, e visitará o maior numero de entidades e associações do município para divulgar nosso trabalho junto a comunidade.


Cópia do manifesto:








Manifesto das Mulheres do


PTBMulher de canoas



As mulheres do movimento "PTB Mulher Canoas" vêm através deste manifestar sua inconformidade e descontentamento com o rumo que tomou o nosso partido.  Em 2008, infelizmente, perdemos as eleições em Canoas, eleição esta contada como certa e vitoriosa em toda a cidade, todo o Estado e até mesmo nos escalões maiores do nosso PTB Nacional.


Foi uma surpresa, desagradável por sinal, que acreditamos seja uma das causas que levaram nossos dirigentes a um marasmo que a nós mulheres têm deixado grande insatisfação e inconformidade.


Sabemos que é normal esse sentimento de perda, de dúvidas, de incertezas, mas por um certo tempo e não pela eternidade, Por favor, pois vai completar um ano no próximo mês e não estamos vendo nenhum movimento que dará fim a este episódio e um passo à frente para mostrarmos que nosso partido em Canoas ESTÁ VIVO, quanto a isso cabe uma pergunta o Partido está vivo? Não somos nem situação e nem oposição, somos o quê então?


Não nos reunimos para podermos escutar de nossos dirigentes sequer uma palavra de otimismo ou entusiasmo ou de planejamento para o futuro. Nossa última reunião foi em (maio). Cem dias sem notícias, sem sabermos nosso rumo.


Neste mesmo tempo, nós mulheres não estamos paradas, continuamos nos reunindo duas vezes por mês, é verdade que no início com duas ou três mulheres, mas agora já somos mais de vinte, como foi nossa última reunião no dia 26 de agosto de 2009.


Além de nossas ações no dia internacional da mulher, campanha SOS Bruno, dia das mães, dia dos pais, também participamos do I Encontro Regional do PTB Mulher no Litoral, Caminhada das Vitoriosas (câncer de mama), fizemos uma visita ao nosso senador para falarmos entre tantos assuntos sobre a situação de nosso partido, e esperamos, esperamos, e não aconteceu nada. Onde estão todos?  Jurandir Maciel, Beto Steinmetz, Manfroy, Deputado Busato, vereadores Betinho e Ricardo, nossa executiva e nosso Diretório. Não queremos simplesmente ser convocadas para segurar as bandeiras de seus candidatos. E os movimentos onde estão? Queremos participação com os demais movimentos.


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Para Refletir...


Do que serviria a vida se não fosse para corrigir os erros,
vencer os preconceitos e a cada dia alegrar nosso coração e nossos pensamentos.






Um homem não está acabado quando ele é derrotado,
Mas quando desiste.
Richard Nixon