terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dia de Unir Forças em Prol do Graças




O Hospital Nossa Senhora das Graças realizou no último sábado, 17, uma ação de mobilização para a comunidade canoense. Em vários bairros da cidade, pessoas voluntárias divulgaram a Campanha “Hospital com Mais Saúde”, realizado em parceria com AeS Sul.

O PTBMulher - Canoas se fez presente nesta ação com um Pedágio na Av. inconfidência esquina BR 116, das 09:00 as 13:30 horas, distribuindo material e conversando com as pessoas para esclarecer suas dúvidas quanto a campanha.


O objetivo desta ação foi adquirir recursos financeiros para realizar melhorias na estrutura física do hospital.

Os voluntários divulgaram a campanha nos seguintes bairros: Mathias, Igara, Guajuviras, Centro, Niterói, Fátima, Rio Branco e Nossa Senhora das Graças. Em frente ao hospital os próprios colaboradores do Graças distribuiram os folhetos.

Para participar desta campanha, os interessados podem preencher o formulário que está disponível no hospital e doar qualquer quantia acima de R$ 1,00. A contribuição será efetuada mensalmente na fatura da energia elétrica.

Para saber mais informações acesse o site www.gracas.org.br ou entre em contato pelo fone (51) 2102-1000
 

 
 
 
 



Parabéns Ilaine pelo teu trabalho e tuas conquistas.

Mulher Aguerrida !!!!

Em passagem pela cidade de Canoas, o Deputado Federal do Partido Progressista - RS, Renato Molling, visitou na última segunda-feira, 28/09, o Hospital Nossa Senhora das Graças.


Na oportunidade, o Secretário da Associação Beneficente, Sr. Francisco Biazus, apresentou as novas instalações da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e as 8 salas do Bloco Cirúrgico revitalizadas recentemente.

Em conversa com a diretoria do Hospital, o Deputado conheceu a Campanha “Dê Forças ao Graças” realizada em parceria com a AES SUL, no qual a comunidade pode realizar a doação de qualquer quantia acima de 1 Real para ajudar na compra de equipamentos e na reforma da emergência do Hospital. A direção do Graças pediu o apoio do Dep. Renato para divulgação desta campanha e sua expansão no ramo empresarial da Região Metropolitana.


A coordenadora da Campanha, Ilaine dos Santos, reforçou para o deputado que atualmente as doações estão partindo da comunidade. Porém, é necessário o apoio dos empresários da região, nas doações e na autorização da divulgação interna para os funcionários.

A direção do Hospital ainda salientou a necessidade de financiamentos direcionados para Hospitais Filantrópicos e pediu a intervenção do Deputado para reforçar junto ao BNDS a necessidade de redes de financiamento para esta categoria.

O Deputado Renato Molling, afirmou que realizará esforços para ajudar o Graças na busca pelo financiamento junto ao BNDS e na divulgação da Campanha do Hospital para os empresários canoenses.

Dê Força para o "GRAÇAS', seu hospital precisa de você !!









Hospital com Mais Saúde





O Hospital Nossa Senhora das Graças através de uma parceria com a concessionária de energia elétrica, AES Sul que possibilita aos clientes, a contribuírem de forma espontânea através da fatura de energia.

Encartado juntamente com a conta de luz, o termo de adesão também pode ser adquirido no próprio hospital ou AQUI .



De posse deste documento, o cliente da AES Sul, poderá optar por contribuir com qualquer quantia acima de um real em beneficio do hospital e depositar na urna localizada no Ambulatório de Especialidades Médicas (acesso de convênios da casa de saúde).

*A autorização para a contribuição só poderá ser feita pelo titular da fatura de energia.



*Para cancelar a contribuição espontânea PREENCHA O TERMO DE CANCELAMENTO neste site ou no Ambulatório de Especilidades do Hospital Nossa Sra das Graças.



Por Ilaine

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O PTBMulher - Canoas abraça está causa - Vamos todos ser Solidários


Após um evento sobre o dia da mulher, ela fez o comentário abaixo:



"Mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher. Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi. Foi um momento inesquecível... A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito. Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'




Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.


Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas. Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada.

A fonte da juventude chama-se "mudança".

De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora. A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas. Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos. Mudança, o que vem a ser tal coisa?

Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho. Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.




Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu.

Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.

Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho. Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no espelho....

Lya Luft


terça-feira, 6 de outubro de 2009

Outubro Rosa a favor da prevenção em Canoas


Com a finalidade de chamar a atenção para a prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, organizou a Caminhada: Outubro Rosa, Canoas decola na prevenção do Câncer de Mama. Em razão da forte chuva que começou a cair na cidade exatamente 20 minutos antes de iniciar a ação, nesta segunda, 5, a atividade teve que ser deslocada para dentro da Prefeitura Municipal. As cerca de 250 mulheres que lotaram o saguão que antecede o Gabinete do Prefeito não pararam um minuto de cantar e vibrar até a chegada do prefeito Jairo Jorge e da vice-prefeita e secretária de Saúde, Beth Colombo.

Esse ato foi a largada para as demais atividades de sensibilização que acontecem durante toda essa semana. Mutirão para atendimentos de saúde da mulher, exames clínicos e orientações serão prestados na maioria das Unidades Básicas de Saúde da cidade para chamar a atenção para o tema. E como símbolo maior da preocupação com esse assunto, o monumento do avião, símbolo de Canoas estará iluminado na cor rosa. “Tomamos essa iniciativa para que todos que passam pela BR 116 vejam que a nossa cidade está sendo sensível ao câncer de mama”, disse o prefeito.

Beth contou que em março, a presidente do Instituto da Mama, a gaúcha Maira Caleffi, me desafiou que nesse outubro de 2009 realizássemos o Outubro Rosa. “Ela me disse que havia tentado inúmeras vezes realizar o evento aqui no município mas sempre sem sucesso e que agora, que Canoas tem uma secretária da Saúde mulher, ela acreditava que aconteceria. Eu disse à ela que o desafio dela já estava cumprido”, relatou.



A secretária também fez questão de homenagear a garra das mulheres que já passaram pela doença e se curaram e chamou Neiva Maciel, representante do IMAMA na cidade, para fazer a homenagem. “Nós mulheres sabemos o quanto é doloroso passar por esse processo de doença e mutilação, mas também sabemos que quem passa por isso é uma vitoriosa”, salientou Beth.

O prefeito Jairo Jorge falou sobre a opção de gestão que tomou ao ter um terço de seu alto escalão de mulheres e afirmou que além da visibilidade profissional as mulheres também necessitam de políticas públicas para fazer valer todos os seus direitos. “Por esse motivo que incentivei a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Maria Aparecida Flores, para transformar o sonho do Centro Integrado para as Mulheres em realidade e, se Deus quiser, conseguiremos inaugurá-lo em 8 de março de 2010”, finalizou.

Mariela Carneiro

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

HOJE É DIA DE TODAS AS MULHERES CANOENSES CAMINHAR PELO OUTUBRO ROSA !!!



Todas as cidadãs brasileiras com 40 anos ou mais têm o direito de fazer, anualmente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o melhor exame capaz de detectar o câncer de mama precocemente: a mamografia. Essa é a Lei Federal Nº 11.664/2008, em vigor desde 29 de abril de 2009, que visa salvar vidas e diminuir a mortalidade desse que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e que nos últimos anos vêm afetando um número cada vez maior delas, cada vez mais cedo.

Evidentemente, a lei não vai transformar a realidade do dia para a noite. Além de garantir que ela saia do papel e melhore de fato o acesso à mamografia nos serviços públicos de saúde, há ainda outros grandes desafios, como a diminuição do tempo entre o diagnóstico e o tratamento, que é inaceitavelmente longo na maioria dos lugares. Mas é inegável que um passo muito importante acaba de ser dado, e que essa vitória fortalece o movimento e lhe dá mais confiança para seguir lutando pela conscientização do poder público e de toda a população, e, consequentemente, por melhorias concretas. Quem esteve na caminhada realizada em Brasília no dia 29 de abril pôde sentir que essa batalha ainda será longa, mas está indo muito bem, obrigada.


A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA
Resultados de uma pesquisa realizada em 2008 pelo Instituto Datafolha, a pedido da Femama, mostraram que 82% das mulheres acreditam que o auto-exame é a principal forma de diagnosticar o câncer de mama. No entanto, a verdade é que o auto-exame das mamas não é suficiente.
Fundamental e insubstituível, só a mamografia é capaz de detectar tumores ainda em fase inicial, isto é, quando eles são menores de 1 centímetro, pequenos demais para serem percebidos na palpação. “O câncer de mama é uma doença que, para ser tratada sem mutilação e sobrevida garantida, depende da mamografia de rotina, que deve ser feita, de preferência anualmente, a partir dos 40 anos, como recomendam a American Cancer Society e a Sociedade Brasileira de Mastologia”, explica Maira Caleffi, presidente da Femama. Quando diagnosticados precocemente, as chances de cura podem chegar a 95%.
Concluindo, a mamografia deve ser feita de forma preventiva e periódica, assim como os exames ginecológicos de rotina, e não só por quem já apresenta algum sintoma. É lei e é seu direito. Não deixe de fazer!

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos


LEI Nº 11.664, DE 29 DE ABRIL DE 2008.


Dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:


Art. 1o As ações de saúde previstas no inciso II do caput do art. 7o da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, relativas à prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama são asseguradas, em todo o território nacional, nos termos desta Lei.

Art. 2o O Sistema Único de Saúde – SUS, por meio dos seus serviços, próprios, conveniados ou contratados, deve assegurar:
I – a assistência integral à saúde da mulher, incluindo amplo trabalho informativo e educativo sobre a prevenção, a detecção, o tratamento e controle, ou seguimento pós-tratamento, das doenças a que se refere o art. 1o desta Lei;
II – a realização de exame citopatológico do colo uterino a todas as mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual, independentemente da idade;
III – a realização de exame mamográfico a todas as mulheres a partir dos 40 (quarenta) anos de idade;
IV – o encaminhamento a serviços de maior complexidade das mulheres cujos exames citopatológicos ou mamográficos ou cuja observação clínica indicarem a necessidade de complementação diagnóstica, tratamento e seguimento pós-tratamento que não puderem ser realizados na unidade que prestou o atendimento;
V – os subseqüentes exames citopatológicos do colo uterino e mamográficos, segundo a periodicidade que o órgão federal responsável pela efetivação das ações citadas nesta Lei deve instituir.
Parágrafo único. Os exames citopatológicos do colo uterino e mamográficos poderão ser complementados ou substituídos por outros quando o órgão citado no inciso V do caput deste artigo assim o determinar.


Art. 3o Esta Lei entra em vigor após decorrido 1 (um) ano de sua publicação.


Brasília, 29 de abril de 2008; 187o da Independência e 120o da República.


LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
José Gomes Temporão

PTB Mulher Recebe Executiva do Partido para Grande Reunião.

As mulheres do PTB de Canoas e a executiva Municipal reuniram-se no dia 28 de setembro de 2009. Na ocasião estavam presentes o suplente de Senador Sr. Cláudio Manfrói, o Pres. Municipal Ver. Betinho do Cartório, Ver. Ricardo Maciel, Jurandir Maciel, Beto Steinmetz, Jairinho entre outros.
O sr. Cláudio Manfrói fez ampla explanação sobre as candidatuiras para o pleito que temos pela frente. Nosso presidente elogiou as ações das mulheres e voltou a mencionar o nosso manifesto chamando a atenção da executiva, ainda informou que já tomou algumas providências para colocar o PTB novamento no cenário politico. 
 O sr. Luciano Pres. do PTB Fé se colocou a disposição para trabalhar junto com o partido num único objetivo o engrandecimento da sigla no Município, o MJT divulgou sua agenda de eventos.








 


por Marilia

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O PTBMulher - Canoas estará presente nesta Caminhada !!!




O MÊS É ROSA !!


O MÊS É ROSA !! 


Maira Caleffi

Outubro começou e, com ele, o mês internacional de combate ao câncer de mama. Conhecido como Outubro Rosa, o movimento é um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate ao câncer de mama. Nascido há mais de dez anos em Yuba e Lodi, na Califórnia, a ação vem ganhando força em vários países do mundo. O objetivo do movimento é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que, se diagnosticado ainda em fase inicial, quando o tumor é pequeno demais para ser palpado, pode ser curado em 95% dos casos. Por isso a importância da mamografia, o melhor exame para detectá-lo ainda nesse período.

Mulher Consciente participa
No Brasil, durante todo o mês, diversos eventos vão colorir de cor-de-rosa importantes pontos do país para alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce, ressaltando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos, segundo a Femama.

Queremos conscientizar cada vez mais pessoas sobre os alarmantes números da doença, lembrando que nem todo câncer de mama é igual e que até para os mais agressivos existe tratamento. Para isso, vamos iluminar monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (dia 5 de outubro), lojas como as da Rua Oscar Freire, em São Paulo (dias 5 e 6 de outubro), escritórios e restaurantes, decorar casas e enfeitar carros. Participe! Além dos eventos, que podem ser conferidos no site MulherConsciente , saiba o que você pode fazer para entrar nessa luta. O seu engajamento é fundamental. Somente unidos vamos conseguir vencer o câncer de mama.Para aderir à luta, basta promover ações que marquem outubro como o mês da luta contra o câncer de mama. Engaje-se, use a criatividade e participe! Envolva sua cidade, empresa, família e amigos. As mulheres agradecem! Saiba como você pode fazer a diferença.


Como você pode participar


Pendure panos, faixas ou um laço cor-derosa em sua fachada, sacada, janelas;


Prepare um jantar para seus amigos e coloque à mesa toalha e guardanapos cor-de-rosa;
Enfeite seu carro com fitas cor-de-rosa na antena, no retrovisor ou no chaveiro;

Vista-se de cor-de-rosa, crie um detalhe no seu figurino, um lenço, uma fita ou um cachecol amarrado à bolsa ou à mochila;
Use e abuse do rosa no seu site, blog, Twitter, Orkut e Facebook

Fale com outras pessoas sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama;

Se você tem tempo disponível, contribua, seja voluntária da causa ao lado de entidades e grupos de apoio à saúde da mama.