terça-feira, 6 de outubro de 2009

Outubro Rosa a favor da prevenção em Canoas


Com a finalidade de chamar a atenção para a prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, organizou a Caminhada: Outubro Rosa, Canoas decola na prevenção do Câncer de Mama. Em razão da forte chuva que começou a cair na cidade exatamente 20 minutos antes de iniciar a ação, nesta segunda, 5, a atividade teve que ser deslocada para dentro da Prefeitura Municipal. As cerca de 250 mulheres que lotaram o saguão que antecede o Gabinete do Prefeito não pararam um minuto de cantar e vibrar até a chegada do prefeito Jairo Jorge e da vice-prefeita e secretária de Saúde, Beth Colombo.

Esse ato foi a largada para as demais atividades de sensibilização que acontecem durante toda essa semana. Mutirão para atendimentos de saúde da mulher, exames clínicos e orientações serão prestados na maioria das Unidades Básicas de Saúde da cidade para chamar a atenção para o tema. E como símbolo maior da preocupação com esse assunto, o monumento do avião, símbolo de Canoas estará iluminado na cor rosa. “Tomamos essa iniciativa para que todos que passam pela BR 116 vejam que a nossa cidade está sendo sensível ao câncer de mama”, disse o prefeito.

Beth contou que em março, a presidente do Instituto da Mama, a gaúcha Maira Caleffi, me desafiou que nesse outubro de 2009 realizássemos o Outubro Rosa. “Ela me disse que havia tentado inúmeras vezes realizar o evento aqui no município mas sempre sem sucesso e que agora, que Canoas tem uma secretária da Saúde mulher, ela acreditava que aconteceria. Eu disse à ela que o desafio dela já estava cumprido”, relatou.



A secretária também fez questão de homenagear a garra das mulheres que já passaram pela doença e se curaram e chamou Neiva Maciel, representante do IMAMA na cidade, para fazer a homenagem. “Nós mulheres sabemos o quanto é doloroso passar por esse processo de doença e mutilação, mas também sabemos que quem passa por isso é uma vitoriosa”, salientou Beth.

O prefeito Jairo Jorge falou sobre a opção de gestão que tomou ao ter um terço de seu alto escalão de mulheres e afirmou que além da visibilidade profissional as mulheres também necessitam de políticas públicas para fazer valer todos os seus direitos. “Por esse motivo que incentivei a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Maria Aparecida Flores, para transformar o sonho do Centro Integrado para as Mulheres em realidade e, se Deus quiser, conseguiremos inaugurá-lo em 8 de março de 2010”, finalizou.

Mariela Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário