terça-feira, 1 de dezembro de 2009

1º Forum de mulheres nos espaços de porder

Prezadas Mulheres!


Este 1º Forum de Mulheres nos Espaços de Poder surge com o objetivo de comemorar os 75 anos do voto feminino no Brasil, refletindo sobre os avanços da sociedade à partir da participação feminina na política e levantando desafios para aumentar a inserção das mulheres nos espaços de poder.

Pretendemos reunir as mulheres do Poder Executivo do RS ( prefeitas, vice-prefeitas e secretárias de governo), mulheres dos Legislativos ( vereadoras e deputadas), mulheres do Judiciário e Ministério Público ( juízas, promotoras, etc) e as mulheres do Movimentos Sociais( lideranças comunitárias, presidentas de Associações de moradores, dirigentes sindicais, dirigentes partidárias, dirigentes de movimentos,etc).

Para isso contamos com a participação feminina neste momento histórico para a política do RS.




3ª feira, 1º/12, haverá a última Plenária de Mobilização no Plenário da Câmara de Vereadores de São Lepoldo, às 16h.

Venha buscar material, levar para sua cidade, construir conosco este GRANDE ENCONTRO DE MULHERES LUTADORAS!!!

Informações no site da Câmara (programação completa e inscrições) ou pelo fone 3590-10-99.

Um abraço,

Ana Affonso

Presidenta da Câmara de Vereadores de SL/RS

REPASSEM ESTE EMAIL PARA SEUS CONTATOS!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO ONLINE


sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Piccinini é homenageado pela Câmara




O ex-Deputado Estadual Ledevino Piccinini foi homenageado pela Câmara de Vereadores na sessão de quinta-feira, 12, pelo trabalho que desenvolveu em defesa das pessoas com deficiência. A iniciativa foi do vereador Cezar Mossini (PMDB), aprovada por unanimidade pela Casa. Além de Piccinini, participaram da sessão o secretário de Integração Institucional, Luiz Antônio Possebon, representando o prefeito Jairo Jorge, o ex-presidente da Federação das APAEs, Adão José Murowanieski, o vereador de Porto Alegre, Maurício Dziedriki (PTB), Jorge Cardoso, da ACADEF, familiares e amigos do ex-deputado.

O autor da homenagem destacou a trajetória pessoal e política de Piccinini, lembrando que nos oito anos em que esteve na Assembleia, foi recordista de projetos voltados para as pessoas com deficiência. Recordou que, já no seu primeiro mandato, propôs a criação da Comissão Especial que trata de questões envolvendo pessoas com deficiência. Mossimi observou que foi a partir do primeiro relatório geral dessa comissão, com profundas reflexões sobre as condições das pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul, que o Estado criou o Programa de Atenção Integral à Pessoa Portadora de Deficiência (PEAI/RS). O programa promoveu a participação e a integração das pessoas com deficiência na sociedade, além de sistematizar as políticas públicas voltadas para essas pessoas.



O ex-presidente da Federação das APAEs falou sobre a dedicação do ex-deputado à causa das pessoas com deficiência. Murowanieski recordou também que, atendendo a convite seu, Piccinini decidiu ingressar na política para ampliar a sua luta. Ele destacou também a “humildade e simplicidade” do homenageado, garantindo que se trata de “um homem verdadeiro”. No final, acompanhado pelos vereadores do PTB e PMDB, Mossini entregou uma placa ao ex-deputado, simbolizando a homenagem recebida.



segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ministra cobrará explicação sobre expulsão de universitária




A ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), informou neste domingo que que vai cobrar da Universidade Bandeirante (Uniban) explicações sobre a decisão de expulsar uma aluna que usava um vestido curto e sobre o andamento das medidas contra estudantes que a "atacaram verbalmente".
Nilcéa condenou a decisão de expulsar a universitária e disse que a atitude da escola de demonstra "absoluta intolerância e discriminação". "Isso é um absurdo. A estudante passou de vítima a ré. Se a universidade acha que deve estabelecer padrões de vestimenta adequados, deve avisar a seus alunos claramente quais são esses padrões", disse a ministra à Agência Brasil, ao chegar para participar do seminário seminário A Mulher e a Mídia.
Segundo a ministra, a ouvidoria da SPM já havia solicitado à Uniban explicações sobre o caso, inclusive perguntando quais medidas teriam sido tomadas contra os estudantes que hostilizaram a moça. Amanhã, a SPM deve publicar nova nota condenando a medida e provocando outros órgãos de governo como o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Educação (MEC) a se posicionarem.
As cerca de 300 participantes do seminário A Mulher e a Mídia decidiram divulgar, ainda hoje, moção de repúdio à Uniban pela expulsão da estudante Geyse Arruda, que foi hostilizada no dia 22 do mês passado por cerca de 700 colegas, por usar um vestido curto durante as aulas. Aluna do primeiro ano do curso de Turismo, Geyse foi expulsa da instituição, que tem sede em São Bernardo do Campo (SP). A decisão foi divulgada em nota paga publicada hoje em jornais paulistas.
A expulsão também foi reprovada pela deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), uma das participantes do seminário. Segundo a deputada, a expulsão de Geyse não se justifica e parte de um "moralismo idiota". "Mesmo que ela fosse uma prostituta, qual seria o problema da roupa? Temos que ter tolerância com a decisão e postura de cada um", afirmou Erundina.
A socióloga e diretora do Instituto Patrícia Galvão, Fátima Pacheco, discordou da decisão e questionou o argumento da universidade de que a aluna "teria tido uma postura incompatível com o ambiente acadêmico", conforme diz a nota da Uniban. "Ela não infringiu nada. Ela estava vestida do jeito que gosta, da maneira que acha adequado para seu o corpo e a interpretação do abuso, da falta de etiqueta é uma interpretação que não tem sentido", disse Patrícia.
"É uma reação à mulher e à autonomia sobre o seu corpo. Não se faz isso com rapazes sem camisa, com cueca para fora ou calças rasgadas", disse a socióloga.
Para a psicóloga Rachel Moreno, do Observatório da Mulher, a reação dos estudantes e da universidade refletem posições contraditórias e "hipócritas" da sociedade em relação à mulher. "Por um lado, a nossa cultura diz que a mulher tem que ser valorizar o corpo, afinal de contas, tem que ser bonita, tem ser gostosa e tem que se mostrar. Por outro lado, a mulher é punida quando assume tudo isso com tranqüilidade."
"Isso quer dizer que, para a sociedade, em termos de sexualidade, a mulher deve ser objeto de desejo e não de manifestar o seu desejo, sua sensualidade", concluiu Rachel.
O Movimento Feminista de São Paulo prepara manifestação para amanhã, às 18h, em frente à Uniban. Na convocação, o movimento pede que as manifestantes compareçam usando minissaias ou vestidos curtos.
A União Nacional dos Estudantes (UNE) também condenou a decisão da Uniban

Por Marilia 

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dia de Unir Forças em Prol do Graças




O Hospital Nossa Senhora das Graças realizou no último sábado, 17, uma ação de mobilização para a comunidade canoense. Em vários bairros da cidade, pessoas voluntárias divulgaram a Campanha “Hospital com Mais Saúde”, realizado em parceria com AeS Sul.

O PTBMulher - Canoas se fez presente nesta ação com um Pedágio na Av. inconfidência esquina BR 116, das 09:00 as 13:30 horas, distribuindo material e conversando com as pessoas para esclarecer suas dúvidas quanto a campanha.


O objetivo desta ação foi adquirir recursos financeiros para realizar melhorias na estrutura física do hospital.

Os voluntários divulgaram a campanha nos seguintes bairros: Mathias, Igara, Guajuviras, Centro, Niterói, Fátima, Rio Branco e Nossa Senhora das Graças. Em frente ao hospital os próprios colaboradores do Graças distribuiram os folhetos.

Para participar desta campanha, os interessados podem preencher o formulário que está disponível no hospital e doar qualquer quantia acima de R$ 1,00. A contribuição será efetuada mensalmente na fatura da energia elétrica.

Para saber mais informações acesse o site www.gracas.org.br ou entre em contato pelo fone (51) 2102-1000
 

 
 
 
 



Parabéns Ilaine pelo teu trabalho e tuas conquistas.

Mulher Aguerrida !!!!

Em passagem pela cidade de Canoas, o Deputado Federal do Partido Progressista - RS, Renato Molling, visitou na última segunda-feira, 28/09, o Hospital Nossa Senhora das Graças.


Na oportunidade, o Secretário da Associação Beneficente, Sr. Francisco Biazus, apresentou as novas instalações da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e as 8 salas do Bloco Cirúrgico revitalizadas recentemente.

Em conversa com a diretoria do Hospital, o Deputado conheceu a Campanha “Dê Forças ao Graças” realizada em parceria com a AES SUL, no qual a comunidade pode realizar a doação de qualquer quantia acima de 1 Real para ajudar na compra de equipamentos e na reforma da emergência do Hospital. A direção do Graças pediu o apoio do Dep. Renato para divulgação desta campanha e sua expansão no ramo empresarial da Região Metropolitana.


A coordenadora da Campanha, Ilaine dos Santos, reforçou para o deputado que atualmente as doações estão partindo da comunidade. Porém, é necessário o apoio dos empresários da região, nas doações e na autorização da divulgação interna para os funcionários.

A direção do Hospital ainda salientou a necessidade de financiamentos direcionados para Hospitais Filantrópicos e pediu a intervenção do Deputado para reforçar junto ao BNDS a necessidade de redes de financiamento para esta categoria.

O Deputado Renato Molling, afirmou que realizará esforços para ajudar o Graças na busca pelo financiamento junto ao BNDS e na divulgação da Campanha do Hospital para os empresários canoenses.

Dê Força para o "GRAÇAS', seu hospital precisa de você !!









Hospital com Mais Saúde





O Hospital Nossa Senhora das Graças através de uma parceria com a concessionária de energia elétrica, AES Sul que possibilita aos clientes, a contribuírem de forma espontânea através da fatura de energia.

Encartado juntamente com a conta de luz, o termo de adesão também pode ser adquirido no próprio hospital ou AQUI .



De posse deste documento, o cliente da AES Sul, poderá optar por contribuir com qualquer quantia acima de um real em beneficio do hospital e depositar na urna localizada no Ambulatório de Especialidades Médicas (acesso de convênios da casa de saúde).

*A autorização para a contribuição só poderá ser feita pelo titular da fatura de energia.



*Para cancelar a contribuição espontânea PREENCHA O TERMO DE CANCELAMENTO neste site ou no Ambulatório de Especilidades do Hospital Nossa Sra das Graças.



Por Ilaine

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O PTBMulher - Canoas abraça está causa - Vamos todos ser Solidários


Após um evento sobre o dia da mulher, ela fez o comentário abaixo:



"Mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher. Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi. Foi um momento inesquecível... A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito. Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'




Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.


Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas. Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada.

A fonte da juventude chama-se "mudança".

De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora. A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas. Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos. Mudança, o que vem a ser tal coisa?

Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho. Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.




Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu.

Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.

Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho. Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no espelho....

Lya Luft


terça-feira, 6 de outubro de 2009

Outubro Rosa a favor da prevenção em Canoas


Com a finalidade de chamar a atenção para a prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, organizou a Caminhada: Outubro Rosa, Canoas decola na prevenção do Câncer de Mama. Em razão da forte chuva que começou a cair na cidade exatamente 20 minutos antes de iniciar a ação, nesta segunda, 5, a atividade teve que ser deslocada para dentro da Prefeitura Municipal. As cerca de 250 mulheres que lotaram o saguão que antecede o Gabinete do Prefeito não pararam um minuto de cantar e vibrar até a chegada do prefeito Jairo Jorge e da vice-prefeita e secretária de Saúde, Beth Colombo.

Esse ato foi a largada para as demais atividades de sensibilização que acontecem durante toda essa semana. Mutirão para atendimentos de saúde da mulher, exames clínicos e orientações serão prestados na maioria das Unidades Básicas de Saúde da cidade para chamar a atenção para o tema. E como símbolo maior da preocupação com esse assunto, o monumento do avião, símbolo de Canoas estará iluminado na cor rosa. “Tomamos essa iniciativa para que todos que passam pela BR 116 vejam que a nossa cidade está sendo sensível ao câncer de mama”, disse o prefeito.

Beth contou que em março, a presidente do Instituto da Mama, a gaúcha Maira Caleffi, me desafiou que nesse outubro de 2009 realizássemos o Outubro Rosa. “Ela me disse que havia tentado inúmeras vezes realizar o evento aqui no município mas sempre sem sucesso e que agora, que Canoas tem uma secretária da Saúde mulher, ela acreditava que aconteceria. Eu disse à ela que o desafio dela já estava cumprido”, relatou.



A secretária também fez questão de homenagear a garra das mulheres que já passaram pela doença e se curaram e chamou Neiva Maciel, representante do IMAMA na cidade, para fazer a homenagem. “Nós mulheres sabemos o quanto é doloroso passar por esse processo de doença e mutilação, mas também sabemos que quem passa por isso é uma vitoriosa”, salientou Beth.

O prefeito Jairo Jorge falou sobre a opção de gestão que tomou ao ter um terço de seu alto escalão de mulheres e afirmou que além da visibilidade profissional as mulheres também necessitam de políticas públicas para fazer valer todos os seus direitos. “Por esse motivo que incentivei a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Maria Aparecida Flores, para transformar o sonho do Centro Integrado para as Mulheres em realidade e, se Deus quiser, conseguiremos inaugurá-lo em 8 de março de 2010”, finalizou.

Mariela Carneiro

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

HOJE É DIA DE TODAS AS MULHERES CANOENSES CAMINHAR PELO OUTUBRO ROSA !!!



Todas as cidadãs brasileiras com 40 anos ou mais têm o direito de fazer, anualmente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o melhor exame capaz de detectar o câncer de mama precocemente: a mamografia. Essa é a Lei Federal Nº 11.664/2008, em vigor desde 29 de abril de 2009, que visa salvar vidas e diminuir a mortalidade desse que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e que nos últimos anos vêm afetando um número cada vez maior delas, cada vez mais cedo.

Evidentemente, a lei não vai transformar a realidade do dia para a noite. Além de garantir que ela saia do papel e melhore de fato o acesso à mamografia nos serviços públicos de saúde, há ainda outros grandes desafios, como a diminuição do tempo entre o diagnóstico e o tratamento, que é inaceitavelmente longo na maioria dos lugares. Mas é inegável que um passo muito importante acaba de ser dado, e que essa vitória fortalece o movimento e lhe dá mais confiança para seguir lutando pela conscientização do poder público e de toda a população, e, consequentemente, por melhorias concretas. Quem esteve na caminhada realizada em Brasília no dia 29 de abril pôde sentir que essa batalha ainda será longa, mas está indo muito bem, obrigada.


A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA
Resultados de uma pesquisa realizada em 2008 pelo Instituto Datafolha, a pedido da Femama, mostraram que 82% das mulheres acreditam que o auto-exame é a principal forma de diagnosticar o câncer de mama. No entanto, a verdade é que o auto-exame das mamas não é suficiente.
Fundamental e insubstituível, só a mamografia é capaz de detectar tumores ainda em fase inicial, isto é, quando eles são menores de 1 centímetro, pequenos demais para serem percebidos na palpação. “O câncer de mama é uma doença que, para ser tratada sem mutilação e sobrevida garantida, depende da mamografia de rotina, que deve ser feita, de preferência anualmente, a partir dos 40 anos, como recomendam a American Cancer Society e a Sociedade Brasileira de Mastologia”, explica Maira Caleffi, presidente da Femama. Quando diagnosticados precocemente, as chances de cura podem chegar a 95%.
Concluindo, a mamografia deve ser feita de forma preventiva e periódica, assim como os exames ginecológicos de rotina, e não só por quem já apresenta algum sintoma. É lei e é seu direito. Não deixe de fazer!

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos


LEI Nº 11.664, DE 29 DE ABRIL DE 2008.


Dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:


Art. 1o As ações de saúde previstas no inciso II do caput do art. 7o da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, relativas à prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama são asseguradas, em todo o território nacional, nos termos desta Lei.

Art. 2o O Sistema Único de Saúde – SUS, por meio dos seus serviços, próprios, conveniados ou contratados, deve assegurar:
I – a assistência integral à saúde da mulher, incluindo amplo trabalho informativo e educativo sobre a prevenção, a detecção, o tratamento e controle, ou seguimento pós-tratamento, das doenças a que se refere o art. 1o desta Lei;
II – a realização de exame citopatológico do colo uterino a todas as mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual, independentemente da idade;
III – a realização de exame mamográfico a todas as mulheres a partir dos 40 (quarenta) anos de idade;
IV – o encaminhamento a serviços de maior complexidade das mulheres cujos exames citopatológicos ou mamográficos ou cuja observação clínica indicarem a necessidade de complementação diagnóstica, tratamento e seguimento pós-tratamento que não puderem ser realizados na unidade que prestou o atendimento;
V – os subseqüentes exames citopatológicos do colo uterino e mamográficos, segundo a periodicidade que o órgão federal responsável pela efetivação das ações citadas nesta Lei deve instituir.
Parágrafo único. Os exames citopatológicos do colo uterino e mamográficos poderão ser complementados ou substituídos por outros quando o órgão citado no inciso V do caput deste artigo assim o determinar.


Art. 3o Esta Lei entra em vigor após decorrido 1 (um) ano de sua publicação.


Brasília, 29 de abril de 2008; 187o da Independência e 120o da República.


LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
José Gomes Temporão

PTB Mulher Recebe Executiva do Partido para Grande Reunião.

As mulheres do PTB de Canoas e a executiva Municipal reuniram-se no dia 28 de setembro de 2009. Na ocasião estavam presentes o suplente de Senador Sr. Cláudio Manfrói, o Pres. Municipal Ver. Betinho do Cartório, Ver. Ricardo Maciel, Jurandir Maciel, Beto Steinmetz, Jairinho entre outros.
O sr. Cláudio Manfrói fez ampla explanação sobre as candidatuiras para o pleito que temos pela frente. Nosso presidente elogiou as ações das mulheres e voltou a mencionar o nosso manifesto chamando a atenção da executiva, ainda informou que já tomou algumas providências para colocar o PTB novamento no cenário politico. 
 O sr. Luciano Pres. do PTB Fé se colocou a disposição para trabalhar junto com o partido num único objetivo o engrandecimento da sigla no Município, o MJT divulgou sua agenda de eventos.








 


por Marilia

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O PTBMulher - Canoas estará presente nesta Caminhada !!!




O MÊS É ROSA !!


O MÊS É ROSA !! 


Maira Caleffi

Outubro começou e, com ele, o mês internacional de combate ao câncer de mama. Conhecido como Outubro Rosa, o movimento é um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate ao câncer de mama. Nascido há mais de dez anos em Yuba e Lodi, na Califórnia, a ação vem ganhando força em vários países do mundo. O objetivo do movimento é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que, se diagnosticado ainda em fase inicial, quando o tumor é pequeno demais para ser palpado, pode ser curado em 95% dos casos. Por isso a importância da mamografia, o melhor exame para detectá-lo ainda nesse período.

Mulher Consciente participa
No Brasil, durante todo o mês, diversos eventos vão colorir de cor-de-rosa importantes pontos do país para alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce, ressaltando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos, segundo a Femama.

Queremos conscientizar cada vez mais pessoas sobre os alarmantes números da doença, lembrando que nem todo câncer de mama é igual e que até para os mais agressivos existe tratamento. Para isso, vamos iluminar monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (dia 5 de outubro), lojas como as da Rua Oscar Freire, em São Paulo (dias 5 e 6 de outubro), escritórios e restaurantes, decorar casas e enfeitar carros. Participe! Além dos eventos, que podem ser conferidos no site MulherConsciente , saiba o que você pode fazer para entrar nessa luta. O seu engajamento é fundamental. Somente unidos vamos conseguir vencer o câncer de mama.Para aderir à luta, basta promover ações que marquem outubro como o mês da luta contra o câncer de mama. Engaje-se, use a criatividade e participe! Envolva sua cidade, empresa, família e amigos. As mulheres agradecem! Saiba como você pode fazer a diferença.


Como você pode participar


Pendure panos, faixas ou um laço cor-derosa em sua fachada, sacada, janelas;


Prepare um jantar para seus amigos e coloque à mesa toalha e guardanapos cor-de-rosa;
Enfeite seu carro com fitas cor-de-rosa na antena, no retrovisor ou no chaveiro;

Vista-se de cor-de-rosa, crie um detalhe no seu figurino, um lenço, uma fita ou um cachecol amarrado à bolsa ou à mochila;
Use e abuse do rosa no seu site, blog, Twitter, Orkut e Facebook

Fale com outras pessoas sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama;

Se você tem tempo disponível, contribua, seja voluntária da causa ao lado de entidades e grupos de apoio à saúde da mama.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Lara e representantes do PTB Mulher discutem candidaturas femininas



Representantes do movimento PTB Mulher foram recebidas na sede estadual do partido, nesta quarta, 23, pelo presidente estadual da sigla, deputado Luís Augusto Lara, para discutir candidaturas femininas para o pleito de 2010. As mulheres integrantes do movimento na Capital foram recebidas à tarde, e as do estadual, à noite.

Depois de falarem sobre as estratégias e ações que cada diretório vem desenvolvendo, ambos os grupos ouviram do presidente Lara que o foco atual do partido é ampliar a nominata também de mulheres para enfrentar as eleições de 2010. “Estamos há cinco meses indo ao Interior incentivar candidaturas, empenhados nessa tarefa de concorrer com lista ampla para aumentar nossa representatividade na Assembléia e na Câmara Federal, e queremos esse mesmo empenho das mulheres”, disse ele ao referir-se aos 23 encontros de lideranças, cuja série o PTB/RS terminará de realizar no próximo final de semana depois de ter percorrido todas as regionais gaúchas.


De antemão, ficaram convidadas para participar da reunião-almoço com bancada na Assembléia Legislativa, na próxima terça, 29, Tânia Reckziegle e Iara Lopes, respectivamente presidentes do PTB Mulher em nível estadual e municipal, e uma outra representante de cada grupo por elas indicadas. “Chegou a hora de alinhar nosso discurso sobre o planejamento estratégico para as eleições do ano que vem com as mulheres, e fazer com que nossas metas partidárias estejam acima de tudo neste momento”finalizou Lara
Pela Capital, além de Iara Lopes, estiveram presentes Horácia Ribeiro, Cristiane Carpes, Paula Vaz Pinto, Sandra Silveira, e Rafaela Armani. Pelo estadual (foto ao lado), além de Tânia Reckziegle, Maidi Ellwanger, Meri Mendes Tavares, Ana Castelan, Nina Rosa Rodrigues Arruda e Mari de Bortoli. A reunião da noite com o PTBM/RS foi também acompanhada por um dos vice-presidentes estaduais do partido, Claudio Manfroi.

Por: Ana Madeira - Diretório PTB/RS

Mateada no Parque Eduardo Gomes




No ultimo sábado (19) o PTBMulher de canoas reuni-se no Parque Eduardo Gomes para fazer uma roda de Chimarrão e interagir com a comunidade. Um numero expressivo de mulheres compareceram, e manifestaram seus anseios e suas expectativas para o futuro de nossa cidade.
Abraçamos a causa do "Doe R$ 1,00 para o Hospital Nossa Senhora das Graças" uma parceria com a AES-Sul, através de nossa companheira Ilane,  que está  empenhada nesta campanha.  Nos do PTBMulher nos comprometemos a participar do pedágio que se realizará no próximo mês.
Falamos também sobre a campanha do "Não ao Crack",  onde todas manifestaram interesse em participar mais ativamente em nosso município.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Presidente do PTBM RS revive Anita no desfile Farroupilha



As comemorações da Semana Farroupilha 2009, trouxeram consigo uma surpresa para o movimento estadual de mulheres trabalhistas. Em reconhecimento pela atuação além das trincheiras políticas, a líder do segmento, Tânia Reckziegel, ganhou um novo título, o de representante da heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi. O convite, feito pelo Instituto Anita Garibaldi do Rio Grande do Sul, foi firmado às vésperas do desfile de 20 de Setembro. “A heroína da Revolução Farroupilha, representa um ícone para nós mulheres que lutamos para dirimir as diferenças de gênero, assim como Anita, podemos ir para a batalha ao lado de nossos homens e, unidos, conquistarmos vitórias”, destacou Tânia.


Durante a entrega do Troféu RS Mulher realizado no último sábado (19), a trabalhista esteve ao lado das outras Anitas que compõem o Instituto presidido pela historiadora Elma Sant´ana, uma das agraciadas com a distinção. “É com grande prazer que trazemos para perto de nós esta líder que é a Tânia, e que com certeza, representa uma Anita de hoje, que não larga a batalha pelo reconhecimento da mulher gaúcha”, afirmou Elma.


O Instituto Anita Garibaldi foi fundado em 19 de setembro de 2001. Tem como objetivo homenagear a presença da mulher na sociedade, na figura da heroína dos dois mundos, contribuindo para manter viva a tradição garibaldina no estado do Rio Grande do Sul.


No domingo (20), Tânia participou junto aos cavalarianos do Piquete Parceria Gaudéria, do encerramento do Desfile Farroupilha 2009. Ao lado da companheira de Instituto, Neliana Ereno, ambas representaram Anita Garibaldi, trajando roupas criadas de acordo com o uniforme de guerra da heroína que marcou época ao lado do marido, Giuseppe Garibaldi. “Queremos como Anita, atuar lado a lado com os homens de hoje, logrando os êxitos juntos. Sem diferenças e com o mesmo objetivo” finalizou Tânia.

PTB Mulher RS e Canoas fazem doação para APAE




Nossas ações enquanto representantes de um movimento que, embora partidário, deve estar voltado para as questões de cunho social, são sempre pautadas para estarem além da política de voto e de conquista de poder”, afirmou a líder gaúcha do PTBM, após realizar a doação de uma cadeira de rodas para a entidade filantrópica APAE Canoas. A entrega oficializada na última quarta-feira (16) fez parte do calendário alusivo a Semana do Deficiente Físico planejada em Agosto.



Segundo a presidente do PTBM de Canoas, Fernanda Picinini, “a solidariedade é e sempre será uma bandeira do PTB Gaúcho, e, portanto norteia também, as ações do PTB Mulher”. Para Tânia embora o gesto seja simples e pequeno diante das inúmeras necessidades da entidade beneficiada e de tantas outras, é desta forma que se atingem objetivos maiores. “Nós que ocupamos espaços privilegiados dentro da sociedade, não podemos deixar de cumprir com o papel de cidadão, e a solidariedade é sim uma aliada no fazer social”, defendeu ela.

A doação foi direcionada para uma menina de 10 anos, que há uma semana na entidade e portadora de necessidades especiais de locomoção, necessitava da cadeira. “A nossa entidade é filantrópica, portanto sobrevive da ajuda de toda comunidade. Esta criança, embora não consiga se expressar com palavras entende a importância deste gesto. Nós que trabalhamos diariamente com estas crianças sabemos que embora fisicamente sejam limitadas, o seu lado emocional é muito apurado. Agradecemos por ela com palavras, mas os olhos que brilham são os dela”, falou a diretora da APAE Canoas, Lia Isabel Lopes.

O atendimento da APAE Canoas atende portadores de necessidades especiais e seus familiares, que muitas vezes se deparam com problemas decorrentes da pobreza e das dificuldades de acesso a serviços públicos de qualidade. Atualmente são atendidas 214 pessoas na entidade. Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelos telefones (51) 3472-6266 e (51) 3472-6566 ou pelo e-mail apae.voy@terra.com.br.


Por: Andréa Santini/PTBM 18/09/2009

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Convite


Observatório da Mulher




O Observatório da Mulher foi fundado em outubro de 2005, por um grupo de feministas independentes, visando construir novos espaços de atuação. O Observatório da Mulher busca contribuir, resgatar e tornar visíveis as lutas das mulheres no Brasil.

Temos como objetivos principais, promover os direitos das mulheres, a democratizar a comunicação, produzir e veicular  informações sob o ponto de vista das mulheres, promover a educação ambiental e a mudança de hábitos de produção e de consumo além de avaliar as políticas públicas sob a ótica de gênero.

Resumo da reunião realizada no dia 1 de setembro 2009







As mulheres do PTB de Canoas e o Presidente do MJT reuniram-se no dia 1º de setembro e na ocasião fomos convidadas pela Senhora Ilaine Rodrigues para colaborar na Campanha da AES SUL Doe 1 Real para o Hospital Nossa Senhora das Graças. No dia 19/09 vamos realizar uma mateada no Parque Eduardo Gomes ás 15 horas.



Vamos juntamente com o Juventude participar da Campanha Crack Nem Pensar.



Na ocasião elaboramos um manifesto com nossas reivindicações para ser entregue para as nossas lideranças.


O PTBMulher-Canoas fará vários atos políticos nos mais diversos bairros de Canoas, e visitará o maior numero de entidades e associações do município para divulgar nosso trabalho junto a comunidade.


Cópia do manifesto:








Manifesto das Mulheres do


PTBMulher de canoas



As mulheres do movimento "PTB Mulher Canoas" vêm através deste manifestar sua inconformidade e descontentamento com o rumo que tomou o nosso partido.  Em 2008, infelizmente, perdemos as eleições em Canoas, eleição esta contada como certa e vitoriosa em toda a cidade, todo o Estado e até mesmo nos escalões maiores do nosso PTB Nacional.


Foi uma surpresa, desagradável por sinal, que acreditamos seja uma das causas que levaram nossos dirigentes a um marasmo que a nós mulheres têm deixado grande insatisfação e inconformidade.


Sabemos que é normal esse sentimento de perda, de dúvidas, de incertezas, mas por um certo tempo e não pela eternidade, Por favor, pois vai completar um ano no próximo mês e não estamos vendo nenhum movimento que dará fim a este episódio e um passo à frente para mostrarmos que nosso partido em Canoas ESTÁ VIVO, quanto a isso cabe uma pergunta o Partido está vivo? Não somos nem situação e nem oposição, somos o quê então?


Não nos reunimos para podermos escutar de nossos dirigentes sequer uma palavra de otimismo ou entusiasmo ou de planejamento para o futuro. Nossa última reunião foi em (maio). Cem dias sem notícias, sem sabermos nosso rumo.


Neste mesmo tempo, nós mulheres não estamos paradas, continuamos nos reunindo duas vezes por mês, é verdade que no início com duas ou três mulheres, mas agora já somos mais de vinte, como foi nossa última reunião no dia 26 de agosto de 2009.


Além de nossas ações no dia internacional da mulher, campanha SOS Bruno, dia das mães, dia dos pais, também participamos do I Encontro Regional do PTB Mulher no Litoral, Caminhada das Vitoriosas (câncer de mama), fizemos uma visita ao nosso senador para falarmos entre tantos assuntos sobre a situação de nosso partido, e esperamos, esperamos, e não aconteceu nada. Onde estão todos?  Jurandir Maciel, Beto Steinmetz, Manfroy, Deputado Busato, vereadores Betinho e Ricardo, nossa executiva e nosso Diretório. Não queremos simplesmente ser convocadas para segurar as bandeiras de seus candidatos. E os movimentos onde estão? Queremos participação com os demais movimentos.


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Para Refletir...


Do que serviria a vida se não fosse para corrigir os erros,
vencer os preconceitos e a cada dia alegrar nosso coração e nossos pensamentos.






Um homem não está acabado quando ele é derrotado,
Mas quando desiste.
Richard Nixon

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PTB MULHER Canoas da arrancada para a campanha de 2010


No dia 26/08, em reunião realizada na residência do Presidente de Honra da Sigla, o ex-Deputado Ledevino Piccinini, um número expressivo de novas filiações marcou o inicio das ações para o pleito de 2010. Com a presença das presidentes estadual, Tânia Reckziegel, e municipal, Fernanda Piccinini, foi dada as boas vindas as novas filiadas. Também no encontro lideranças de Porto Alegre e Alvorada.




A presidente do PTB Mulher municipal, Fernanda Piccinini, colocou diversas ações para discussão, visando a campanha que se aproxima, e fez um balanço das ações propostas em reunião anterior pedindo as companheiras bastante empenho para que as propostas ora elencadas sejam concluídas com sucesso. “Temos aqui dez novas companheiras que vêm se somar ao nosso grupo. Portanto um time reforçado, que tende a sair vencedor”.



Já a presidente Estadual Tânia colocou a importância das Mulheres na campanha, e até mesmo como candidatas, “necessitamos que mulheres tenha espaço  no Legislativo”.  Solicitou, ainda  que a mobilização das mulheres seja cada vez maior, “a força feminina tem feito a diferença em qualquer ação proposta, seja política ou não”, disse ela.


Na ocasião foi confirmado o apoio do PTB MULHER para a Associação de Alzheimer que está sendo fundada pela Sra. Jocelia, para auxilio as pessoas portadoras desta doença.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

VII PAINEL CEIANDO ESPAÇOS DE VIDA




O Objetivo deste encontro é a reflexão
sobre a questão da Inclusão Escolar e
como ela contribui para o desenvolvimento
das pessoas portadoras de deficiência.



Programação:

08:00 – Credenciamento
(Ingresso: 1kg de alimento não perecível)

08:30 – Abertura

08:40 – Mesa Redonda

10:00 – Coffee Break

10:30 – Oficinas
O corpo como sujeito de inclusão
Alternativas e possibilidades no processo ensino/aprendizagem

Local:

Unilasalle
Av. Victor Barreto, 2288
Prédio 6 – Auditório Bordô
Centro - Canoas


“Inclusão é o privilégio de conviver
com as diferenças.”

Maria Teresa Mantoa